Get Adobe Flash player

O dia de hoje na história

O dia de hoje na história Primeiro de Abril História do dia da mentira - Há muitas explicações par...

Programa Roberto Tavares

Ouça na Rádio Livre - Todos os Sábados de 11h às 13h. Programa Roberto Tavares Entrevista - Notíci...

Debate do dia

  01-04-2014. Debatedor 1: O segundo-tenente reformado, preso e cassado na época da Ditadura Mil...

Nação Brasil- Entrevistas

    01-04-2014   Entrevista1: A presidente da cooperativa educacional Eiduc, de Bom Jardim, no...



27347_100001261791929_3744_n.jpgO Nação Brasil é um programa criado e apresentado por Vivaldo Barbosa, professor da UNIRIO-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, ex-Deputado Federal por três mandatos e constituinte nota 10. A partir de suas experiências políticas – além de parlamentar também integrou o executivo estadual no governo de Leonel Brizola quando foi Secretário de Justiça (1983-1986) – Vivaldo Barbosa decidiu criar um canal onde a voz dos movimentos sociais, das minorias, das classes trabalhadoras, do cidadão comum, enfim da gente brasileira pudesse ser ouvida e ecoada para todo o Estado do Rio de Janeiro. Assim nasceu o Nação Brasil, transmitido pela primeira vez no dia 4 de abril de 2011 nas ondas da Rádio Livre 1440 AM, onde, desde então, entra no ar de segunda a sexta-feira, de 7 às 9 horas da manhã, sempre a o vivo.

Dividido em três blocos, o programa começa com o Observatório Nação Brasil. Neste início, das 7 às 8 horas, as principais notícias nacionais, internacionais, de política, economia e do Rio de Janeiro são reportadas e analisadas com o objetivo de esclarecer à audiência para além dos fatos, ou seja, contextualizá-los dentro da realidade social brasileira. Na segunda parte, das 8 às 9 horas, é hora de receber os entrevistados relacionados ao temas de cidadania do dia – segunda-feira é dia de abordar as questões trabalhistas, com destaque para sindicalismo e previdência; terça-feira o foco é o desenvolvimento econômico do país, com especial atenção ao cooperativismo e às micro, pequenas e médias empresas; quarta-feira é dedicada à segurança pública e à defesa do consumidor; quinta-feira é voltada aos assun tos de saúde e na sexta-feira os temas são educação e cultura. Desta forma, se o ouvinte acompanhar o Nação Brasil num dia de segunda provavelmente vai escutar a participação de um dirigente sindical ou uma liderança dos aposentados, se for na quarta o entrevistado poderá ser um representante do Procon ou de outras entidades de defesa do consumidor, do mesmo jeito nas sextas será possível ouvir um escritor lançando seu mais recente livro ou um ator de teatro a divulgar seu espetáculo.

Nesta segunda etapa do programa o esporte é contemplado, com notícias diárias de futebol e das maiores competições do desporto olímpico. Na última hora, de 9 às 10, chega a vez do Debate Nação Brasil, quando Vivaldo Barbosa coloca em pauta, junto com especialistas, líderes da sociedade civil, parlamentares, políticos, professores e ouvintes, as questões mais importantes do momento, de modo a contribuir para a formação de uma opinião pública baseada em valores éticos e cidadãos.